Quem me acompanha sabe que sou das antigas em alguns aspectos das experiências turísticas e culturais. Ou seja, não acredito que é possível fazer de tudo virtualmente seguindo os conceitos que vivemos já há tempos. Para mim, turismo virtual não existe.
Para uma experiência turística acontecer de fato é necessário que haja deslocamento, contato com outras pessoas, e estímulo aos 5 sentidos – e às vezes até ao sexto. Sem falar da experiência de se hospedar e dormir fora de casa, estudar o clima ou a experiência do dia, para saber que roupa usar.
Mas existem sim experiências tecnológicas que podem facilitar a vida do turista ou até recursos de urgência que utilizamos em meio à pandemia para não enlouquecer. E neste Natal, vai sim ser diferente, o passeio para ver as luzes ou os concertos de fim de ano estão com outra roupa em 2020.
Infelizmente não está dando para brilhar os olhos com a magia do Natal, pelo menos para os adultos responsáveis quem têm acompanhado as notícias e visto a agonia de amigos e parentes que contraíram o corona vírus. Porém, já ouvi dizer – e acredito – que “a esperança é a última que dorme”. Sim, dorme, porque morrer, não morre nunca! E é nessa que esperança que todos nós nos agarramos, e que diversos
profissionais e destinos turísticos têm feito a diferença e levado alegria e esperança para os nossos corações. Aqui na coluna já falei sobre como os tradicionais destinos natalinos se reinventaram este ano.
O sul do país e de Minas Gerais, bem como as cidades históricas, sempre tiveram nas festas de fim de ano um dos picos da alta temporada, lançando mão de iluminação, decoração e eventos para
movimentar todo o comércio e divertir e encantar um sem número de visitantes. Mas nesse ano atípico, criatividade têm sido a palavra de ordem para o setor do turismo e da cultura.
E quem está conseguindo inovar e criar experiências positivas certamente irá colher os frutos quando essa tempestade passar. Acho que existem empreendimentos que nem eles mesmo sabiam que eram capazes de inovar tanto, e em tão pouco tempo. O que parecia distante há um ano atrás, hoje é realidade. Tecnologias que somente víamos nos grandes hotéis de rede, ou nem mesmo neles, estão agora disponíveis lá naquela pousada charmosa de 10 quartos no interior. E são várias: check-in e check-out on line em meios de hospedagem, cardápios digitais e aplicativos para reserva de horários em piscinas e quadras são alguns exemplos do que temos à disposição para qualquer viajante de 2020.
Para o Natal, é possível assistir à algumas iniciativas do sofá da sala e se planejar para ver de perto no próximo ano. Aliás, acho que muita gente está aproveitando para planejar um super final de ano em 2021. Pelo menos é o que esperamos, não é?!
Então, quem não conhece a capital mineira pode se planejar para um passeio assistindo hoje ao Coro Madrigale, que anualmente faz seu concerto na Igreja da Boa Viagem em Belo horizonte. O coro irá nos presentear pelo YouTube ao vivo, nesta terça-feira (22/12), com o Concerto de Natal 2020 às 19h30 pelo link.
E que no Natal do ano que vem possamos voltar a visitar e viver tantas coisas que só a magia do final de ano nos proporciona. Que o Natal traga a renovação anunciada durante 2020 e que tenhamos aprendido com tudo isso, sabendo que a maior viagem deste ano foi a que fizemos para dentro de nós mesmos!
Quer saber mais sobre turismo, além de apenas dicas de viagem? Me siga no Instagram @blogdaisabellaricci ou acesse blogdaisabellaricci.com.br